A Pirâmide do Processo Evolutivo


09 Sep
09Sep


1º Nível do Processo Evolutivo: Ambiente


A Caverna de Platão

Quando uma pessoa está envolta no plano sensível, no mundo imediato, não tem oportunidade para investigar o real. Não consegue aproveitar o que existe de profundo e real no mundo.

Essa ideia foi retratada no Mito da Caverna de Platão. As pessoas que não conhecem a filosofia estariam acorrentadas vendo sombras de objetos reais imaginando que estas seriam a realidade. Pessoas presas nas primeiras impressões.

A ideia é se libertar das correntes dessas ilusões. Passar a buscar a verdade do que está ao redor.

Tenho um vídeo aqui de 2 minutos e meio que explica muito bem o Mito da Caverna:



Aqui, temos a explicação do filósofo Clóvis de Barros Filho sobre o Mito da Caverna:

https://www.youtube.com/watch?v=CX_-hHU_h7I

Convido você a conhecer o pensamento do escritor Nobel de Literatura (1998) José Saramago sobre a efemeridade das verdades que nos rodeiam, trazendo o Mito das Caverna para a atualidade:


Sempre é tempo para buscar aquilo que falta. Essa sensação de esvaziamento, de falta de alegria com a vida, pode ser reflexo da busca no plano sensível pela compensação de carências profundas.

Em níveis mais agudos, todo excesso corresponde a uma falta.

Cuidando do que é imediato

Dentro da influência do consciente, nesse nível e no próximo o importante é o Bem Estar físico. A felicidade é tida como “fora” da pessoa, onde existe um grande valor percebido no TER.

Em um processo de coaching, quando o foco do coachee (cliente) encontra-se nesse nível ou no seguinte, a atuação do coaching é Remediativo. São resolvidas questões práticas, porém com pouco tempo de duração dos resultados em suas vidas.

Nesse nível o mentor atua como um Guia para auxiliar o mentorado  a organizar suas percepções acerca do ambiente que ele está inserido. Constantemente convida a refletir sobre outras formas de ver a si mesmo e a vida. A busca é instigar para o pensamento em níveis mais profundos.


Fonte Marco A. Loureiro

Instituto Loureiro


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.