Tecnologia e Inteligência de mercado, o casamento do século!


27 Oct
27Oct


O intuito deste artigo é demonstrar de certa forma, a importância da área de inteligência de mercado nas empresas e qual o papel da tecnologia, de coadjuvante a pilar principal na compreensão do comportamento de consumo e na disponibilidade dos produtos e serviços através dos canais digitais.

De forma resumida, quando falamos de inteligência de mercado, poderíamos falar em 3 pilares iniciais, sustentados pelos 5 P’s do Marketing, seriam eles:  o consumidor; o produto e a estratégia. Obviamente, com a tecnologia que se tornou presente em nossas vidas, poderíamos inseri-la como o mais novo 4º pilar da inteligência de mercado.

O Consumidor é sempre o primeiro, sempre o nosso planejamento deve ser guiado pelo consumidor, o “cliente” é o que transforma a inteligência de mercado, sem entender o comportamento de consumo, as possibilidades de novos mercados, as possibilidades de clusterização, a customização para atender necessidades específicas, o nível de percepção do cliente, engajamento, preferências e a sua satisfação perante nossos serviços e produtos, nada faz sentido. Um conselho: sempre que for a uma reunião na sua empresa, imagine que o seu “cliente” esteja sentado à mesa, isso com absoluta certeza irá ajudá-lo a tomar as melhores decisões para o negócio.

O produto/serviço é aquilo que move o nosso consumidor, não ofereça a seu consumidor algo em que você não acredita, o produto é algo que encanta, que cativa, que fideliza, que apaixona, que soluciona problemas, que promove felicidade ao seu cliente, que inova mercados, enfim, neste quesito temos muitas linhas claramente direcionadas ao perfil de consumo, mas em todos os casos o seu cliente irá analisar se o seu produto atende as suas expectativas e necessidades, irá também analisar se a comodidade e o valor percebido são atrativos, a não ser que seu produto seja inovador e não apresente ainda concorrência, sim o seu consumidor sempre fará a comparação de tudo o que você oferece com o seu produto antes de fazer a sua escolha.

Agora, direcionando nosso artigo para a estratégia, diria que é como proporcionar o encontro perfeito do seu produto com o seu cliente, proporcionar a melhor experiência, no momento certo, pelo valor mais adequado as perspectivas do seu cliente, na prateleira correta, na região de compra perfeita, com a quantidade de itens que atenda a demanda, ou com o atendimento mais adequado, ou a melhor comodidade, com a melhor comunicação visual e mensagem publicitária assertiva, através das mídias sociais, ou todas as alternativas acima juntas, ou se o seu cliente preferir também pelo “santinho”, e claro, para um encontro perfeito não podemos deixar um terceiro atrapalhar este namoro, no caso “a concorrência”, já pensou chegar a mesa no seu encontro perfeito e encontrar seu par bebendo uma bela taça de vinho com outra pessoa? por isso é tão importante termos o nosso cliente sempre em primeiro lugar! não existe estratégia de negócios sem o nosso principal personagem.

Com a democratização da tecnologia, os celulares que fazem parte de nossas vidas, pessoas conectadas à internet 24hrs por dia, a disponibilidade dos nossos produtos e serviços através dos canais digitais, somado a capacidade de processamento de dados atual, essa equação nos proporciona um “universo infinito” de possibilidades em conhecer os nossos consumidores, “conhecê-los melhor do que eles mesmos”, nunca o mercado de análise de dados esteve tão aquecido, e continuará assim pelos próximos anos, uma das maiores descobertas da área de inteligência de mercado são os modelos preditivos, que analisam o passado dos dados e preveem o futuro, imagine saber o que o seu cliente irá decidir, antes mesmo dele saber, essa é a grande aposta dos modelos de inteligência artificial. Acredito que a grande pergunta é: O quanto nós profissionais de inteligência de mercado, estamos capacitados a trabalhar com as novas tecnologias, com o intuito de sempre ter o consumidor como o centro das nossas decisões. Pensem nisso, um grande abraço a todos!



Rômulo Sulivan Mariano

Master in Business Administration em Economy e Big data Analytics pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Marketing pela Uniesp, Tecnologia da Informação e ciência de dados pela Impacta Tecnologia, atua no mercado Brasileiro e Internacional no segmento de Inteligência de mercado. PMO de projetos de tecnologia voltados as necessidades de negócios, experiência no varejo, agências de marketing, pesquisa e consultoria de dados.


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